Inovação e sustentabilidade são pautas cada vez mais trabalhadas pelas construtoras. Afinal, a construção civil causa um grande impacto ambiental. O consumo de energia elétrica durante a obra no canteiro é alta e se torna ainda maior quando o empreendimento está pronto e começa a ser utilizado. A energia solar se coloca, então, como uma tendência da construção que promete ganhar muito mais destaque.
Por que usar Energia Solar na construção civil?
De acordo com o Anuário de Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), de 2017 a construção civil responde por mais de 50% do consumo de energia elétrica nacional, dessa maneira, é urgente fazer investimentos em fontes de energia limpa. Afinal, também fazem parte de uma estratégia completa de busca por redução de custos. Desta forma, uma fonte de energia limpa e renovável teria muito a agregar nessa área, tanto com a execução de obras mais sustentáveis e econômicas quanto pelo maior valor agregado de imóveis. Além disso, existem muitos incentivos governamentais e redução de taxas e impostos para empresas chamadas verdes, aquelas que utilizam processos que reduzem impactos ambientais.
Como transformar a energia solar em elétrica?
A energia solar pode ser utilizada em associação com baterias, gerando energia suficiente para atender toda a demanda elétrica do projeto, desde lâmpadas em áreas comuns até elevadores e sistemas de segurança ou para consumo particular em apartamentos, reduzindo a dependência da rede elétrica convencional.
Quais as vantagens do Brasil na produção de Energia Solar?
Segundo Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) o Brasil ostenta um dos maiores potenciais de geração de energia fotovoltaica do mundo, isso significa mais de 200 vezes toda a potência da rede elétrica atual e de fato o uso da energia solar na construção civil no Brasil ainda está na fase inicial. No entanto, cada vez mais, essa fonte se destaca como opção econômica, limpa e renovável.
Desde a fase de projeto e durante a vida útil da edificação, os gastos com energia são enormes. Assim, observa-se a urgência em fazer investimentos em fontes de energia sustentáveis. Reduzir impactos ambientais na hora de construir já não é mais apenas uma forma de cuidar do ambiente, é também um diferencial competitivo que pode gerar lucratividade, crescimento e aperfeiçoamento de todo o setor.