A hora de planejar a instalação de um gerador de energia renovável pode ser acompanhada de algumas questões, como a falta de espaço ou a necessidade de atender várias instalações em locais distintos.
Se você está passando por isto, este artigo irá te mostrar que o autoconsumo remoto pode ser a solução para o seu problema.
O que é o autoconsumo remoto
Ao permitir a geração de energia própria a partir de 2012, a ANNEL adotou um sistema de créditos, no qual o consumidor fornece o excedente do que foi gerado por sua instalação na rede de distribuição da concessionária local.
Em casos em que o percentual de energia consumido é menor do que o fornecido à rede pública, o consumidor é compensado com créditos equivalentes à diferença de valor.
Com a criação do autoconsumo remoto, através da Resolução Normativa n° 687 da ANNEL, se tornou possível abater estes créditos da conta de luz do local de geração ou de outras localidades.
Ou seja, a modalidade permite que o consumidor instale seu gerador de energia em um local distinto do local de consumo.
Vamos supor que você reside em um apartamento sem estrutura adequada para instalação de painéis solares, porém, também disponha de um terreno espaçoso perfeito para receber o equipamento. Ao realizar a instalação dos painéis no segundo local, você ainda poderá reduzir os gastos da sua residência através do aproveitamento de créditos.
O modelo também pode ser aplicado em empresas com mais de uma unidade que desejam gerar sua própria energia sem, obrigatoriamente, fazer a instalação de geradores em todas as suas unidades.
Como funciona a distribuição de créditos no autoconsumo remoto
Segundo regras estabelecidas pela a ANNEL, o imóvel onde o sistema fotovoltaico está instalado possui prioridade no uso dos créditos, sendo cobrada, neste caso, apenas a tarifa mínima.
Assim, apenas os créditos excedentes serão alocados às outras unidades. A divisão da porcentagem que cabe a cada imóvel é decidida pelo próprio consumidor em um acordo pré-estabelecido.
É importante destacar que, mesmo em caso de instalação do gerador em um lote vazio, a unidade passa a constar como unidade consumidora.
O prazo para utilizar os créditos em uma fatura é de até 60 meses.
Vantagens de se adotar o autoconsumo remoto
1- O modelo é acessível
A adoção do autoconsumo remoto é simples e não possui limite de unidades beneficiárias.
Como requisito para usufruir do modelo é necessário, apenas, que os imóveis estejam inscritos sob a mesma titularidade, seja CPF ou CNPJ, e que pertençam a região de distribuição da mesma concessionária de energia elétrica.
2- Redução na conta de energia
Em decorrência da produção de energia própria, os seus gastos diminuirão consideravelmente, pagando apenas a tarifa mínima à concessionária de energia.
Este é um ponto importante a se considerar, pois faz do modelo um ótimo investimento a longo prazo.
3- Sustentabilidade
Além de ser uma das formas mais sustentáveis para gerar energia renovável, a geração fotovoltaica contribui para a redução da exploração de recursos hídricos e emissão de gases poluentes.
O que é necessário para instalar um sistema de autoconsumo
O autoconsumo remoto é um modelo vantajoso e pode ser o que você procura na hora de investir em um sistema de energia solar.
Porém, para alcançar bons resultados, é necessário optar por profissionais alinhados a suas expectativas e que prezam pela qualidade e garantia de um sistema que que entreguem todos os benefícios esperados.
A SolarChio conta com um time de profissionais capacitados e prontos para te atender. Clique aqui para realizar o orçamento de sua usina solar e faça parte do futuro!