Produzir energia de uma forma consciente diz muito sobre o desenvolvimento de um país.

Grande nações consomem uma gigantesca quantidade de eletricidade e saber lidar com o impacto gerado pela produção desse recurso também é uma enorme responsabilidade.

No caso do Brasil, que apesar de não estar localizado nos maiores polos econômicos do mundo, a demanda elétrica pode ser ainda mais maior que a dessas nações.

Mais da metade de nossa matriz energética é composta pela eletricidade proveniente de usinas hidrelétricas. Entretanto, é importante lembrar que, apesar de ser uma energia que se renova facilmente, ainda gera severos impactos para a natureza.

A responsabilidade de produzir energia sem causar impactos mostra ainda mais que tecnologias como as placas solares estão se tornando cada vez mais necessárias.

Dessa forma, neste artigo vamos falar sobre vantagens e desvantagens do uso da eletricidade proveniente de usinas hidrelétricas e fotovoltaicas. Boa leitura!

O que é energia hidrelétrica?

A energia hidrelétrica diz respeito a toda eletricidade que é produzida nas grandes usinas hidrelétricas brasileiras.

Nessas construções, o fluxo das águas é o que possibilita a geração de eletricidade. Dessa forma, uma usina hidrelétrica é construída de tal modo a aproveitar a potência da queda d’água de um rio.

Ao utilizar essa fonte, essas usinas estão produzindo uma energia renovável, visto que a água é um recurso extremamente abundante.

Entretanto, ao se realizar uma obra desse tamanho, é importante se atentar aos impactos ambientais, sociais e econômicos na região.

Realizar o desvio do curso de rios muitas vezes é necessário para se controlar a vazão da agua que movimenta o sistema gerador. Esse procedimento quase sempre é prejudicial às comunidades ribeirinhas, que dependem das águas dos rios locais.

Além disso, todas as grandes usinas geram impactos negativos ao meio ambiente, uma vez que são realizados desmatamentos para sua construção e alteração na estrutura natural dos rios.

No Brasil, a maior usina hidrelétrica é a usina de Itaipu Binacional. Esta pertence aos territórios do Brasil e do Paraguai e possui a capacidade de gerar 14.000MW (Megawatt) de energia.

O que é energia solar?

A energia solar nada mais é que a energia contida no calor e nos raios de luz que o sol emite para o nosso planeta diariamente. A tecnologia fotovoltaica aproveita dessa fonte para gerar uma energia limpa e renovável, por meio do uso das placas solares.

Essas placas são capazes de converter os raios de sol que nela incidem em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico.

Com isso, é possível utilizar a energia solar fotovoltaica para gerar energia elétrica, a fim de suprir as demandas energéticas de uma residência, de uma empresa, de uma indústria e até mesmo de uma área rural!

Energia hidrelétrica e solar na matriz energética brasileira

Atualmente, a maior parte da eletricidade que é gerada em nosso país vem da fonte hídrica.

Aproximadamente 60% da nossa matriz energética é composta pela energia que é produzida nas gigantescas usinas hidrelétricas.

A energia solar representa a terceira maior parte da matriz elétrica no Brasil, perdendo apenas para as energias hidrelétrica e eólica.

Hoje, o nosso país conta com mais de 15 MW de capacidade instalada em usinas fotovoltaicas – superando a hidrelétrica de Itaipu, que é a segunda maior do mundo.

De acordo com a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), além de evitar a emissão de 23,6 milhões de toneladas de gás carbônico a partir da geração de eletricidade, o mercado de energia solar já produziu mais de 86,2 bilhões de reais em investimentos para o nosso país desde 2012.

Energia hidrelétrica vs Energia solar: vantagens e desvantagens

Mesmo sendo uma energia renovável, a produção da eletricidade em usinas hidrelétricas ainda gera diversos impactos ao meio ambiente, entre eles:

  • Inundações de regiões;
  • Mudança do curso de rios;
  • Morte da fauna e flora original do local;
  • Emissão de gás carbônico a partir da decomposição de árvores, plantas e animais mortos;
  • Risco de extinção de espécies causado pela mudança dos habitats dos animais na região.

Nesse sentido, a energia solar representa uma grande vantagem visto que é provida pelos raios solares, uma fonte inesgotável e limpa, ou seja, que é livre de qualquer impacto ambiental.


Energia renovável e energia limpa

Caso não saiba, energia limpa e energia renovável não são a mesma coisa.

As fontes de energia renováveis, apesar de não serem inesgotáveis, são aquelas que se renovam com facilidade e são encontradas em abundância na natureza - a água, o vento e os raios solares são alguns exemplos.

energia limpa é toda aquela que não causa poluição. Nesses casos, os processos que envolvem a sua geração e transporte (até o local de consumo) não produzem resíduos que sejam danosos ao meio ambiente.

Além disso, a geração de energia por meio do uso de placas solares traz outros benefícios, especialmente para consumidores que desejeam gerar a própria energia elétrica. Acompanhe quais são essas vantagens a seguir. 


Queda nos custos da tecnologia fotovoltaica

Devido às recentes quedas no custo da tecnologia fotovoltaica, a energia solar nunca esteve tão acessível!

Segundos dados da Aneel, de 2014 a 2019, houve uma diminuição de aproximadamente 45% no preço dos módulos solares.

Esse fator, aliado à instabilidade do custo da energia elétrica no Brasil, fazem com que o payback do sistema seja reduzido, o que torna o investimento ainda mais atrativo.

Payback

Ao adquirir placas solares, é possível obter o dinheiro investido de volta através da economia que é gerada no valor da conta de luz.

Nesse sentido, o payback do sistema nos informa em quanto tempo o investimento realizado para se obter a usina solar retorna definitivamente para o bolso do consumidor - prazo que, em nosso país, é de aproximadamente 5 anos.

Os geradores são eficientes e de longa vida útil

Apesar do payback do sistema ocorrer aproximadamente em 5 anos, os módulos mantêm 100% da sua eficiência por um período de 25 anos!

Dessa forma, após ocorrer o retorno do investimento, o usuário da tecnologia ainda ficará por quase 20 anos realizando uma grande economia na conta de luz!

Placas solares aumentam o valor do seu imóvel

Um imóvel capaz de gerar a própria energia sustentável é considerado moderno, autossuficiente e, definitivamente, chama a atenção do consumidor, permitindo que seu preço se eleve no mercado.

Afinal, quem não prefere comprar um local onde não se precise preocupar com o valor da conta de luz?

Invista agora em sua usina solar

As modernas usinas solares têm atraído cada vez mais usuários com suas inúmeras vantagens. Além de serem de fácil instalação e manutenção, permitem um rápido retorno do investimento inicial realizado sem impactar no ambiente!

Fique ligado no blog da SolarChio para saber mais sobre esse assunto!

Clicando aqui será possível simular o orçamento ideal para a instalação de placas solares em sua casa, empresa ou área rural!