A energia solar é uma das principais formas de geração de energia elétrica no Brasil e seu grande diferencial é justamente a produção limpa, inesgotável e sustentável da energia, proveniente do sol e gerada totalmente pelo sistema do proprietário.

Hoje, seu uso no país corresponde a 1,7% de toda a matriz energética brasileira, sendo a energia solar residencial responsável por 72,6% do montante, seguida pelas empresas de comércio e serviços (17,99%) e pela energia solar rural (6,25%).

Embora o percentual para as empresas seja relativamente pequeno quando comparado ao das residências, esse investimento tem crescido cada vez mais no setor e só tem benefícios a trazer, tanto para o seu negócio quanto para o meio ambiente.

Neste artigo, iremos explicar como funciona a energia solar e quais as inúmeras vantagens que a instalação do sistema fotovoltaico pode trazer para a sua empresa!

Como funciona a energia solar?

A energia solar é uma fonte de geração de energia elétrica limpa, renovável e segura.

Para fazer a conversão da energia provinda do sol em eletricidade, utiliza-se um sistema fotovoltaico.

Esse sistema apresenta várias opções de instalação e você pode escolher aquela que melhor irá atender às necessidades e demandas da sua empresa.

No nosso país, há dois tipos de sistema que podem ser instalados e que são aprovados pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). São eles:

Sistema On-grid

Nesse caso, é instalado todo o sistema fotovoltaico e este é conectado à rede de distribuição pública.

Funciona assim:

As placas solares são instaladas, geralmente nos telhados do imóvel, e são responsáveis por captar a luz do sol e a converter em energia elétrica.

Essa energia é enviada para o inversor fotovoltaico, que a adapta às características da rede elétrica que usamos.

Assim, essa energia adaptada é injetada na rede elétrica da distribuidora pelo inversor. Desse modo, a rede recebe toda a energia excedente daquela que não é utilizada durante o dia e a promove para sua empresa nos momentos em que o sistema não estiver gerando energia, como no período da noite ou em dias mais nublados e chuvosos, quando a incidência de sol é pequena ou nula.

Isto acontece através do sistema de Sistema de Compensação de Energia Elétrica, promulgado em 2012 pela Aneel, que determina que as distribuidoras compensem o proprietário do sistema de energia solar pelo excedente de energia que ele gera e que é injetado na rede.

Por isso, toda a energia a mais que o seu sistema gera, mas que não é utilizado por você, é transformado em créditos energéticos. Esses créditos são utilizados para abater a energia que a sua empresa consumiu da rede durante a noite ou em momentos de baixa produção do sistema.

Desse modo, é possível que você não consuma mais energia da rede distribuidora e apresente uma redução de até 95% na sua conta de luz!

Essa solução é a mais popular e se destaca pela comodidade do acesso à rede e pela economia da geração de energia independente.

Sistema Off-grid

De modo contrário, o Sistema Off-Grid funciona sem a conexão com a rede pública de energia.

Nesse caso, há instalação de sistemas que utilizam baterias para armazenar a energia que não é utilizada durante o dia, garantindo o abastecimento mesmo durante a noite, períodos de chuva ou de baixa luminosidade.

O destaque está justamente no fato de ser independente da rede, e assim, não há tarifas necessárias a pagar, maximizando ainda mais a economia no seu negócio. Além disso, é muito útil para empresas que enfrentam problemas com o abastecimento de energia ou têm operações em lugares remotos.

Vantagens da energia solar em empresas

Agora que você já está por dentro de como os sistemas fotovoltaicos funcionam, vamos apresentar a você várias razões para adotar essa forma de geração de energia na sua empresa!

Proteção energética

Com as constantes crises energéticas e de escassez hídrica que temos passado, a conta de luz está sempre variando e aumentando! Esse aumento, como sabemos, é repassado ao consumidor por meio das tarifas, que acabam encarecendo bastante os gastos.

Utilizando a energia solar, isso deixa de ser uma preocupação!

Como o sol é uma fonte inesgotável e renovável, e incide em todo o território brasileiro de uma forma constante, você nunca terá de lidar com problemas de escassez.

Além do mais, como o seu sistema fotovoltaico gera a própria energia, você ganha uma independência enorme ou total da rede de distribuição e deixa de pagar essas tarifas que tanto nos atordoam!

Assim, contando com a proteção contra as flutuações de abastecimento, é possível ainda promover uma estabilidade no seu fluxo de caixa, uma vez que você terá apenas custos fixos planejados no seu negócio, o tornando mais organizado!

Redução dos custos

Sabemos que o principal objetivo de uma empresa é sempre crescer e obter mais lucros!

É possível aumentar o lucro tanto pela parte da produção e venda quanto pela parte de custos, que podem ser reduzidos de maneira criativa e pensada, sem que afete o funcionamento da empresa.

Uma excelente maneira de reduzir custos é justamente economizando na energia elétrica.

Sabemos que a energia é um dos principais insumos da produção. Além disso, o setor empresarial, por conter propriedades de grandes tamanhos e funcionamento constante durante o dia e muitas vezes à noite, é um dos que mais gasta com as tarifas de conta de luz.

Desse modo, adotando a energia solar no seu estabelecimento, você evita que a conta de luz cara e o aumento recorrente das tarifas impacte de forma negativa a sua produção.

Além disso, o dinheiro que passa a ser economizado pode ser aplicado em investimentos muito mais lucrativos para o seu negócio!

Retorno de investimento

Instalar o sistema da energia solar na sua empresa é um investimento.

É sabido que, antes de investir, é preciso ter certeza se essa aplicação de capital valerá a pena e se o retorno de seu investimento, também conhecido como payback, será rápido e efetivo.

Quanto a isso, pode ficar tranquilo! O payback do investimento nos sistemas fotovoltaicos é de cerca de 5 anos para empresas. A partir desse período, toda a energia que você gera se torna uma economia!

Esse retorno é bem mais rápido para o setor empresarial do que para as residências, uma vez que quanto mais a empresa gasta com energia elétrica, melhor o custo-benefício da instalação do sistema e mais rápido o payback.

Para mais, os painéis têm uma vida útil de cerca de 25 anos, quando são devidamente instalados e quando são feitas as manutenções corretas. Ou seja, você terá 20 anos de total economia na energia elétrica!

Marketing verde

Hoje, os consumidores valorizam muito as empresas que são “amigas do meio ambiente” e que optam por maneiras de produzir que impactem menos a natureza.

Existe uma necessidade crescente de se preocupar com o destino do planeta e com os suprimentos para as próximas gerações. Até mesmo o mercado financeiro e os investidores são sensibilizados de forma positiva pela adoção dessas medidas.

Dessa forma, o uso da energia solar, além de todos os benefícios já citados aqui, ainda pode ajudar a melhorar a imagem e o valor de sua empresa frente os consumidores através do marketing verde.

Através dessa forma de marketing, é possível mostrar que o seu negócio se preocupa com o meio ambiente, busca gerar energia elétrica de uma forma limpa e não-poluente e que deixa de emitir uma quantidade imensa de gás carbônico (CO2) no ar.

Com isso, a energia solar pode te ajudar a cativar e a fidelizar mais clientes!

Aposto que você está cada vez mais interessado, correto? Então vem descobrir como é feita a instalação e manutenção dos equipamentos!

Como fazer a instalação?

A instalação é feita de forma rápida e fácil.

São feitas geralmente em telhados e com pouca interferência na rede elétrica, gerando pouquíssimo transtorno às atividades diárias da empresa.

Além do mais, é totalmente possível ampliar esse sistema de geração de energia elétrica posteriormente, em caso de a empresa crescer. Assim, trata-se de um sistema perfeitamente escalável.

Para isso, as etapas são:

  1. Contratar uma empresa responsável que instale os painéis e o sistema da melhor forma. Essa empresa irá averiguar todas as informações necessárias para pré-dimensionar e precificar o seu gerador solar empresarial.
  2. Depois de fechado o negócio, uma equipe especializada irá até a sua firma realizar a visita técnica e, então, coletar as informações que serão utilizadas para realizar o projeto - como as condições do telhado para implementação dos painéis solares, a escolha do local para instalação do inversor solar, entre outros dados.
  3. Após concluir o projeto técnico, a empresa contratada dá início ao processo de solicitação de acesso à rede junto à distribuidora da sua região. Depois, é feita a entrega dos equipamentos e a instalação do sistema em data previamente agendada.
  4. Com isso, é necessário solicitar à concessionária uma vistoria total ao sistema de energia solar instalado. Após a vistoria, a concessionária tem até 15 dias para entregar o relatório da visita e indicar possíveis alterações e melhorias a serem feitas.
  5. Por fim, após corrigir todas as falhas ou implementar as melhorias indicadas pela concessionária de energia local, é preciso solicitar a aprovação do ponto de conexão, e a concessionária tem até 7 dias para aprovar o ponto de conexão e trocar o medidor de energia.

Assim, depois do processo, sua empresa será capaz de usufruir do sistema de compensação de energia e geração dos créditos!

Manutenção

Depois de instalado, é importante manter uma manutenção constante, a fim de evitar problemas. Assim, realize a limpeza dos equipamentos! Isso irá prolongar a vida útil do seu sistema fotovoltaico.

A excelente notícia é que essa manutenção tende a acontecer apenas uma vez por ano e não demanda nenhum grande investimento!

Na questão da limpeza, as chuvas periódicas já são capazes de limpar a maioria das sujeiras que podem ficar nas placas, como poeira, fezes de pássaros, folhas e outros resíduos.

Assim, são necessárias as manutenções apenas para remover as sujeiras mais pesadas dos equipamentos; além das manutenções elétrica e física, que ajudam a garantir a eficiência e segurança dos painéis, além de prolongar a durabilidade.

Quanto custa, afinal?

Hoje em dia, com a popularidade da tecnologia no Brasil, os custos têm se tornado bem mais acessíveis!

Para calcular os custos totais, deve-se levar em consideração vários fatores, como:

  • Média do consumo mensal;
  • Níveis de radiação solar locais;
  • Sombreamentos sobre o telhado;
  • Direção e inclinação do telhado;

Esse cálculo exato só será possível de ser feito por uma empresa especializada. Porém, com uma ferramenta feita especialmente para você, a SolarChio consegue analisar suas necessidades e obter o orçamento ideal que você irá despender para adotar o sistema.

Clique aqui e não perca tempo e descubra qual deverá ser o valor de seu investimento para começar a aproveitar as vantagens dessa tecnologia tão promissora!