A sustentabilidade é tema central nas discussões sobre o meio ambiente e o futuro do nosso planeta.

O conceito faz referência a capacidade de utilizar recursos naturais, suprindo as necessidades humanas de forma a minimizar o impacto e manter a viabilidade do processo, evitando esgotar suas fontes.

De acordo com o Relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) o ritmo de destruição do meio ambiente é considerado de dezenas a centenas de vezes maior do que a média dos últimos 10 milhões de anos.

Esse dado apresenta um panorama preocupante para o mundo.

Cada vez mais, é importante que formas sustentáveis de produção e consumo sejam exploradas, sobretudo quando se trata da energia – fonte essencial para manter o padrão de vida humano.

Dessa forma, nesse artigo, vamos discutir sobre sustentabilidade e como podemos conciliar os avanços da tecnologia solar fotovoltaica com o meio ambiente.

Boa leitura!

O que é energia limpa e energia renovável

Caso não saiba, energia limpa e energia renovável não são a mesma coisa.

As fontes de energia renováveis, apesar de não serem inesgotáveis, são aquelas que se renovam com facilidade e são encontradas em abundância na natureza - a água, o vento e os raios solares são alguns exemplos.

Já a energia limpa é toda aquela que não causa poluição.

Nesses casos, os processos que envolvem a sua geração e transporte (até o local de consumo) não produzem resíduos que sejam danosos ao meio ambiente.

As hidrelétricas, mesmo que utilizem a queda d’água (que é um recurso renovável) como fonte de energia, ainda causam grandes impactos negativos no meio ambiente ao alterarem o plano de rios e desmatarem grandes regiões durante suas construções.

Nesse e em outros casos, como o das termelétricas, ocorrem a liberação de diversos gases poluentes, como os óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e dióxido de enxofre (SO2), extremamente nocivos ao planeta.

A energia solar, por outro lado, é um bom exemplo de energia que é renovável e limpa, visto que é provida por um recurso natural inesgotável, através de um processo ecológico.

Por que a energia solar é sustentável

Diferente da energia produzida nas hidroelétricas - que, apesar de renovável, impacta na fauna, flora e meio social local com as construções de grandes represas e barragens - a energia solar gera pouco ou quase nenhum impacto imediato, já que não são necessárias modificação na paisagem para sua instalação.

Além disso, a produção de energia solar é muito eficaz, unindo os interesses financeiros aos ambientais, resultando em um saldo positivo para ambos os lados.

Desse modo, podemos listar alguns benefícios da utilização de energia solar para o meio ambiente, acompanhe:

  • Não produz ruídos;
  • Não produz resíduos no ar, água e solo;
  • Não interfere no aumento da temperatura do planeta;
  • Não é necessário desmatamento, realocação de pessoas e de fauna para sua instalação;
  • Não oferece risco de inundação por barragens ou colisão com a fauna voadora, como ocorre em parques eólicos.

Se paramos para observar o momento em que vivemos, a utilização de fontes renováveis, como a energia solar, se mostra essencial para a manutenção do meio ambiente.

Devido aos recentes avanços no setor, atualmente, temos um mercado de energia solar que conta com boas empresas e equipamentos cada vez mais eficientes e confiáveis.

Selos e certificações sustentáveis

Quando utilizamos energias sustentáveis é necessário confiança no processo e nos materiais utilizados. Por isso, diversos selos e certificações são concedidos a empresas que prestam esses serviços.

Os selos ajudam tanto o consumidor, que pode identificar e validar o serviço que está adquirindo, quanto as empresas, agregando valor socioambiental, favorecendo financiamentos e oferecendo um diferencial competitivo para a marca.

Certificação BREEAM

O Building Research Establishment Environmental Assessment Method (BREEAM) é a certificação que avalia o desempenho ambiental focado em empreendimentos imobiliários.

A avaliação é realizada com foco em 10 aspectos do impacto ambiental:

  • Gestão da construção;
  • Consumo de energia;
  • Água;
  • Contaminação;
  • Materiais;
  • Saúde e bem-estar;
  • Transporte;
  • Gestão de resíduos;
  • Ecologia;
  • Inovação.

Fundado em 1990, o BREEAM sempre é revisado e atualizado para refinar seus critérios e sua avaliação.

Certificação DGNB

O DGNB é um certificado internacional desenvolvido pelo Conselho de Construção Sustentável da Alemanha (German Sustainable Building Council) que tem como foco firmar um padrão de qualidade em construções sustentáveis.

Desenvolvido em 2007, o padrão DGNB considera igualmente o meio ambiente, as pessoas e o aspecto comercial.

Certificação LEED

Criado em 1998 nos Estados Unidos e desenvolvido pelo U.S. Green Building Council, o Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) é um dos maiores sistemas de certificações que existem.

Os projetos são avaliados por 8 critérios para receberem a pontuação, sendo eles:

  • Localização e Transporte;
  • Espaço sustentável;
  • Eficiência do uso da água;
  • Energia e Atmosfera;
  • Materiais e Recursos;
  • Qualidade ambiental interna;
  • Inovação e Processos;
  • Créditos de prioridade regional.

Utilizado em 143 países, o LEED tem um grande foco nas questões ambientais, como a emissão de CO2 e a utilização de materiais renováveis na construção civil.

Além disso, certifica e orienta instalações energéticas, como é o caso da energia fotovoltaica.

Procel Edifica

Criado em 2004, o selo Procel Edifica tem como objetivo principal identificar as edificações que apresentam as melhores classificações de eficiência energética em uma dada categoria, motivando o mercado consumidor a adquirir e utilizar imóveis mais eficientes.

De adesão voluntária, o Selo Procel Edifica é emitido pela Eletrobras e é outorgado tanto na etapa de projeto, válido até a finalização da obra, quanto na etapa da edificação construída.

Selo Casa Azul

O Selo Casa Azul é uma iniciativa da Caixa Econômica Federal e um instrumento de classificação ASG (Ambiental, Social e Governança) e é focado no uso racional de matéria prima em construções.

Tem como objetivo o reconhecimento de projetos que adotem soluções eficientes na concepção, execução, uso, ocupação e manutenção das edificações.

O Selo Casa Azul utiliza de 53 critérios de avaliação, separados em 6 grupos:

  • Qualidade urbana;
  • Projeto e conforto;
  • Eficiência energética;
  • Conservação de recursos materiais;
  • Gestão de água;
  • Práticas sociais.

Esse instrumento traz benefícios tanto para o construtor, com descontos nas taxas de juros de financiamento, quanto para o adquirente, pois possibilita taxa de juros diferenciada para aquisição de empreendimentos com certificado do Selo Casa Azul.

Além de tudo, essa certificação é uma forma de promover impacto social positivo ao integrar a construção sustentável com o desenvolvimento social.

Selo Solar

O Selo Solar foi lançado em conjunto pelo Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas para a América Latina (IDEAL) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

O selo é dado a empresas públicas ou privadas que consumirem um valor mínimo de eletricidade ao ano, como forma de incentivar o consumo consciente.

Processo AQUA

O Processo AQUA é uma certificação desenvolvida a partir da empresa francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environmentale).

Essa certificação internacional considera elementos culturais e climáticos, além de levar em conta as normas técnicas e regulamentos do Brasil, buscando sempre a melhoria dos processos desenvolvidos internamente nas empresas.

Lançada em 2008, o Processo AQUA é aplicado no Brasil pela Fundação Vanzolini de forma exclusiva.

Adote práticas conscientes!

Seja um transformador da sociedade! Ao praticar ações sustentáveis você estará buscando o seu bem-estar, assim como o das gerações futuras.

Para iniciar o seu processo de responsabilidade com o meio ambiente, basta seguir as dicas que demos acima!

Como mencionamos, evitar o desperdício de energia é uma excelente ação. Portanto, caso tenha interesse em entender mais sobre a energia solar – meio alternativo para se obter eletricidade de baixo custo e ecológica – confira o nosso blog!

Já se deseja adquirir as placas e tem interesse em saber de quanto deverá ser seu investimento, a SolarChio - maior empresa de soluções em energia solar do estado da Bahia - preparou a ferramenta perfeita para você!

Clicando aqui, será possível analisar suas necessidades e obter o orçamento ideal.

Descubra agora quanto custará para começar a aproveitar as vantagens dessa tecnologia tão promissora!