A energia solar fotovoltaica vem se tornando cada vez mais popular em casas, prédios, imóveis rurais, além de estar ganhando força em diversas outras aplicações ecológicas.

Hoje, ultrapassamos os 13 GW (gigawatt) de potência operacional dessa fonte em nosso território - um avanço que mostra como a produção de energia limpa, renovável e de baixo custo é uma realidade acessível!

Diante desses números, fica claro que a energia fotovoltaica também pode ser uma ótima solução para a iluminação pública em nosso país!

Essa aplicação da tecnologia solar é ideal para reduzir custos e levar luz para locais remotos – como sítios, vilarejos e partes isoladas da rede de iluminação pública - onde a necessidade de energia é ainda maior.

Neste artigo, você vai aprender mais  sobre a implementação da tecnologia solar fotovoltaica na iluminação pública, solução que permite mais economia e menos impacto sobre o meio ambiente. Boa leitura!

Benefícios da energia solar fotovoltaica na iluminação pública

Além de ser mais econômica do que a energia elétrica e de flexibilizar as formas de levar eletricidade para locais remotos, a utilização da energia solar na iluminação pública ainda traz consigo outras vantagens. Acompanhe a seguir algumas delas:

A energia solar é renovável e limpa

A energia solar é provida pelos raios de luz solares, fonte que é 100% limpa e renovável!

Caso não saiba, energia limpa e energia renovável não são a mesma coisa.

As fontes de energia renováveis, apesar de não serem inesgotáveis, são aquelas que se renovam com facilidade e são encontradas em abundância na natureza. A água, o vento e os raios solares são alguns exemplos.

As hidrelétricas utilizam a queda d'água (recurso renovável) como fonte de energia. Entretanto, ainda causam grandes impactos negativos no meio ambiente ao alterarem o plano de rios, desmatarem grandes regiões durante suas construções e, consequentemente, contribuírem com a emissão de gás carbônico na atmosfera.

A energia solar, por outro lado, além de renovável, é totalmente limpa!

Tecnologia moderna e confiável

A tecnologia solar, e seus recentes avanços, tem sido destaque no mercado de energia.

A geração de eletricidade a partir de uma fonte limpa e extremamente abundante permite que seja possível sonhar com um futuro em que o consumo de energia não cause tantos impactos ambientais.

No caso do Brasil, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no ano de 2020, os sistemas fotovoltaicos geraram 2% de toda a energia consumida no país.

Atualmente, segundo dados divulgados pelo Ministério de Minas e Energia, a energia solar e eólica, juntas, ocupam a segunda posição na matriz energética brasileira, gerando mais de 13% da energia consumida, sendo a derivada da fonte solar, a que mais cresce no Brasil.

Levando em conta a extensão do nosso território, esse avanço mostra como o nosso país pode se tornar uma potência na geração de energia a partir da luz solar.

Facilidade de instalação e manutenção

Os procedimentos necessários para a instalação das placas solares são simples!

O sistema que produz energia fotovoltaica para iluminação, além das placas solares, também necessitará dos seguintes itens:

  1. Baterias;
  2. Inversor solar;
  3. Controlador de carga;
  4. Cabos e estruturas de fixação.

Depois de instalados esses equipamentos e iniciado o funcionamento da usina, é necessário apenas limpar as placas quando estas ficarem muito sujas.

Uma manutenção periódica é recomendada para evitar possíveis problemas na geração de energia.

Conheça mais sobre o kit de energia solar fotovoltaica.

Longa vida útil

Se tratando da vida útil das placas geradoras de energia que podemos utilizar na iluminação, elas mantêm mais de 80% da sua eficiência por pelo menos 25 anos!

É justamente por manter-se em bom funcionamento por tanto tempo que as usinas solares permitem que haja o retorno do investimento que é realizado por um consumidor no sistema - o Pay-back. Em média, no Brasil, esse retorno tende a ocorrer em um período de 5 anos

Como implementar a energia solar na iluminação pública

Os avanços que o setor obteve nos últimos anos tornou ainda mais possível que as empresas - que disponibilizam bons equipamentos e funcionários capazes de realizar grandes projetos – tornem a iluminação pública limpa, ecológica e eficiente.

Porém, para que todos os benefícios da energia solar na iluminação pública sejam aproveitados, é preciso que haja um bom planejamento.

No Brasil, devido à sua grande extensão territorial, a alocação das placas solares pode se diferenciar entre as cidades. Isso ocorre, pois, para a aplicação do sistema fotovoltaico, é preciso levar em consideração a taxa de incidência solar da região em análise. 

Após esse estudo, é possível escolher entre diferentes tipos de lâmpadas, placas, inversores, baterias e estruturas que garantam proteção contra os efeitos climáticos.

Já existem cidades que utilizam energia solar na iluminação?

Sim! São diversas as cidades que já utilizam dessa tecnologia para gerar iluminação nas vias públicas. A cidade de Campinas (SP), de Pereira Barreto (SP) e de Bananeiras (PB) são alguns exemplos!

Em muitos outros locais, ainda estudam-se formas de implementar esse sistema para produção de energia e luz, como nas cidades de São José, na grande Florianópolis, Palmas (TO) e Vitoria (ES).

Conheça mais sobre a energia solar

As modernas usinas solares têm atraído cada vez mais usuários com suas inúmeras vantagens. Além de serem de fácil instalação e manutenção, permitem um rápido retorno do investimento inicial realizado sem impactar no ambiente!

Caso tenha interesse em adquirir um gerador solar e deseja saber de quanto deverá ser o seu investimento, a SolarChio - maior empresa de soluções em energia solar do estado da Bahia - preparou a ferramenta perfeita para você!

Clicando aqui, será possível analisar suas necessidades e obter o orçamento ideal!

Descubra agora quanto custará para começar a aproveitar as vantagens dessa tecnologia tão promissora!