Diante da crise hídrica que tem impactado o valor da energia proveniente das hidroelétricas, a importância de reduzir o nosso consumo de eletricidade tem se tornado maior nos últimos anos.

Cada vez mais pessoas tem procurado por formas de diminuir o valor da conta de luz no final do mês. Uma tarefa difícil por conta das altas taxas cobradas em nosso país.

Apesar disso, é importante não desanimar! Existem várias formas de reduzir efetivamente essas despesas.

Acompanhe o nosso artigo e entenda quais as melhores formas de praticar o consumo consciente e diminuir o valor da sua conta de eletricidade.

1. Entenda a sua conta de luz

A conta de luz apresenta uma série de valores que quase ninguém conhece. Apesar disso, saiba que o primeiro passo para reduzir gastos com eletricidade é começar a entender esses números.

Segundo a resolução normativa número 414/2010, estipulada pela Aneel, as faturas de energia devem conter as seguintes informações:

  • Número de unidade consumidora;
  • Valor;
  • Data de emissão e vencimento da fatura;
  • Dados do cliente;
  • Dados técnicos da instalação;
  • Informações fiscais;
  • Dados do medidor de energia;
  • Histórico de consumo dos últimos 13 meses;
  • Indicadores de qualidade de serviço;
  • Notificações para o consumidor;
  • Itens que compõem o valor;
  • Bandeira tarifária em vigor;
  • Tarifas.

Compreendendo esses dados, fica mais fácil entender a própria fatura e verificar possíveis problemas.

Por exemplo, ao analisar como é definido o preço das suas faturas de eletricidade, percebe-se que: você paga pelo valor de energia que consumiu, multiplicado pela tarifa de energia estabelecida pela ANEEL, somado aos tributos determinados pelo governo.

Essas tarifas são definidas pelas cores verde, amarela e vermelha. Cada uma será aplicada em diferentes situações de disponibilidade de energia. Ou seja, em uma situação de crise hídrica, menos energia está sendo produzida em nossas usinas hidrelétricas, portanto sua disponibilidade diminui e seu preço aumenta.

Dessa forma, atente-se a bandeira que está em vigor no momento. Caso ela seja vermelha, lembre-se que você precisa economizar ainda mais, pois a sua conta de luz estará vindo mais cara que o normal.

2. Adquira aparelhos eletrônicos eficientes

O mercado de eletrônicos, hoje, apresenta uma grande variedade de produtos. Porém, para aqueles que querem economizar, é importante saber quais deles são os mais eficientes.

Esses equipamentos com melhor desempenho, apesar de serem mais caros, são mais modernos, possuem maior durabilidade e permitem que o consumidor não precise arcar todo mês com um valor alto da conta de luz.

Uma geladeira com mais de 10 anos, por exemplo, tem um consumo médio mensal de 150 kWh, enquanto um aparelho moderno gasta apenas 50 kWh.

Acompanhe a seguir outras dicas:

Substitua lâmpadas convencionais por LED

As lâmpadas LED permitem economizar de 70% a 90% dos gastos de energia com iluminação, o que a torna uma alternativa perfeita para aqueles que pretendem reduzir despesas.

Além disso, esses equipamentos trouxeram outras vantagens em relação às lâmpadas convencionais. O LED proporciona uma iluminação melhor e não esquenta, o que contribui para manter a temperatura do imóvel mais agradável.

Substitua o ar-condicionado tradicional pelo inverter

Outra ótima opção para reduzir o consumo é utilizar o ar-condicionado inverter.

Enquanto o compressor do ar tradicional liga e desliga durante o funcionamento, o compressor do aparelho com tecnologia inverter não para de funcionar.

Mantendo o compressor em funcionamento constante, é possível diminuir os picos de energia que aumentam drasticamente o consumo.

Além de ser mais silencioso, esse equipamento pode chegar a utilizar 40% menos energia que um ar-condicionado tradicional.

Adquirir aparelhos com selo Procel

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica ou Procel, criou selos para alguns dos equipamentos em circulação no mercado nacional, visando estimular o consumo consciente de energia elétrica.

Esses selos indicam o desempenho do equipamento, se ele é eficiente ou não. Caso seja, o selo Procel desse aparelho o sinalizará com uma “nota” A.

3. Procure diminuir o desperdício de energia

Apesar de não notarmos, muitas vezes desperdiçamos eletricidade ao longo do dia por conta de alguns hábitos rotineiros.

Quando passamos a evitar esses hábitos podemos diminuir drasticamente o valor que pagamos na conta de luz, sem precisar dedicar muito tempo ou dinheiro!

Acompanhe a seguir algumas práticas simples que fazem a diferença:

Reduza o tempo de banho

O chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consomem eletricidade. Por conta disso, é importante não exagerar no banho!

Pode parecer besteira, mas reduzir o tempo no chuveiro em aproximadamente 2 minutos todos os dias pode ter um efeito considerável na conta de luz ao final do mês.

Aproveite mais a iluminação natural

Procure utilizar apenas a luz natural pelo máximo de tempo durante o dia. Essa é uma economia muito simples de ser feita e que já ajuda a diminuir as despesas mensais.

Tirar a TV e outros equipamentos da tomada

Assim como a televisão, alguns equipamentos não precisam ficar conectados na tomada durante todo o tempo. Mesmo assim, costumamos deixar nossos aparelhos o dia todo ligados à rede elétrica.

Quando desligados, os aparelhos consomem energia em menor quantidade, porém de maneira intermitente, o que certamente aumenta o valor da conta de luz no final do mês.

Assim, quando não estiverem sendo usados, procure retirar da tomada esses equipamentos!

4. Instale placas solares em sua casa ou empresa

A placa ou módulo solar é o elemento básico de produção de eletricidade em uma usina solar fotovoltaica.

Esse aparelho é capaz de absorver a energia luminosa vinda do sol e transformá-la em energia elétrica, que pode ser consumida em todo o imóvel e até mesmo alimentar algum outro, caso haja produção suficiente.

Com as placas solares, você se torna independente da eletricidade que chega da rede elétrica local, podendo reduzir em até 95% do valor da sua conta de luz.

E as vantagens dessa fonte de energia não param aí!

Confira outros benefícios que a energia solar, em especial a fotovoltaica, pode lhe proporcionar:

  • A usina solar é de fácil instalação, podendo ser colocada em um loteamento residencial ou industrial;
  • A manutenção das placas solares é simples e econômica;
  • É possível obter o valor investido em sua usina solar de volta em até 5 anos;
  • A instalação de placas solares valoriza qualquer imóvel;
  • O usuário da energia solar se protege contra os ajustes tarifários da conta de luz.

A energia solar fotovoltaica vale a pena?

Não se preocupe! A energia solar fotovoltaica sempre valerá a pena, independente se esta for instalada em sua residência ou empresa.

Se deseja entender melhor sobre o tema, acesse nosso blog! Ele contém inúmeros artigos a respeito da energia solar.

Caso tenha interesse em adquirir uma usina solar e deseja saber de quanto deverá ser o seu investimento, a SolarChio - maior empresa de soluções em energia solar do estado da Bahia - preparou a ferramenta perfeita para você!

Clicando aqui, será possível analisar suas necessidades e obter o orçamento ideal!

Descubra agora quanto custará para começar a aproveitar as vantagens dessa tecnologia tão promissora!