Produzir a própria eletricidade tem se tornando tendência nos últimos anos em nosso país.

O Brasil, hoje, já apresenta 13 GW (gigawatts) de potência instalada para produção de energia solar através das usinas de pequeno, médio e grande porte espalhadas em nosso território.

Vários fatores explicam esse avanço, porém um dos principais motivos é o fato de nós estarmos localizados geograficamente em uma região com intensa irradiação solar, fator que influencia diretamente na quantidade de eletricidade que pode ser produzida.

Se gostou da ideia de gerar a própria energia e mora no estado da Bahia, saiba que existe uma grande oportunidade nesse mercado para você!

Ao final desse artigo você entendera os motivos que tornam o estado da Bahia ainda mais atrativo para aqueles que querem alcançar a independência energética!

Energia Solar na Bahia: Quais as vantagens?

O custo da energia elétrica tem aumentado cada vez mais nos últimos anos.

Os problemas envolvendo a produção de energia nas hidroelétricas ocasionaram o surgimento de uma nova bandeira tarifária, a bandeira de escassez hídrica, que trouxe consigo um aumento significativo na conta de luz.

Esse problema motivou diversos consumidores a investirem em usinas próprias, movidas por fontes de energia alternativas, para reduzir o gasto mensal com eletricidade.

Mas saiba que a energia solar pode trazer outros benefícios para o seu consumidor! Conheça alguns deles:

  • A energia solar é inesgotável e limpa;
  • A tecnologia solar é moderna e agrega valor a qualquer imóvel;
  • Quem utiliza a energia solar pode usufruir de benefícios fiscais;
  • O sistema de uma usina solar é simples, seguro e de fácil manutenção;
  • O Payback do sistema permite que o investimento inicial volte para o bolso do consumidor.

Além dessas vantagens, o usuário da tecnologia fotovoltaica que reside nos estados do Nordeste, em especial na Bahia, pode aproveitar ainda mais desse recurso!

Nessas regiões, a produção elétrica é impulsionada por conta da alta incidência de luz do sol nas placas fotovoltaica ao longo de todo o ano.

Essa vantagem já permitiu que vários projetos de sucesso fossem instalados por toda a região, com destaque para as regiões de Bom Jesus da Lapa, Guanambi e Salvador.

Não perca tempo, procure uma empresa de confiança no mercado e torne a sua casa autossuficiente!

Potencial da energia solar na Bahia

O estado da Bahia possui uma alta incidência solar devido à sua latitude. Seu clima tropical permite que as temperaturas elevadas sejam predominantes, chegando a ultrapassar os 30 graus de média anual em algumas regiões.

Essa oferta de dias ensolarados faz com que os sistemas de energia solar nesse estado operem com grande potência, possibilitando que a tecnologia fotovoltaica seja amplamente utilizada!

Como produzir energia solar na Bahia

Para montar uma usina fotovoltaica basta que o consumidor adquira o kit de energia solar, ou apenas kit solar, contendo basicamente os seguintes itens:

  • Placas fotovoltaicas;
  • Inversor solar;
  • Cabos e conectores especiais;
  • Equipamentos de proteção.

Em sistemas desconectados da rede (off grid) é necessário também adquirir baterias. Elas são responsáveis por armazenar a carga excedente produzida durante o dia e utilizá-la durante a noite, período no qual a produção de energia não acontece.

Já nas usinas ligadas à rede elétrica (on grid), o próprio sistema da concessionária local realiza essa tarefa.

É importante lembrar que os sistemas de energia solar fotovoltaica na Bahia possuem um diferencial devido ao alto índice de radiação solar nesse estado.

A geração da eletricidade nas usinas dessa região acontece de modo mais rápido e eficiente, gerando ainda mais excedente de energia, que pode ser consumida posteriormente.

Outras formas de utilizar Energia solar na Bahia

Em 2019, o mercado de energia solar cresceu mais de 212% de acordo com dados da Aneel, correspondendo, hoje, a mais de 1,8% de toda a matriz energética brasileira.

Visando facilitar o uso dessa fonte limpa, a Aneel criou, em 2015, três novas modalidades de geração e consumo de energia dentro desse segmento, válidas em todo o Brasil. São elas:

Autoconsumo remoto

Com o autoconsumo remoto, é possível que os consumidores sem disponibilidade de espaço hábil para a instalação de uma usina solar em suas próprias residências (ou ainda moradores de condomínios e apartamentos) utilizem a energia fotovoltaica.

Basta que esse usuário tenha algum terreno ou imóvel disponível para a instalação de uma usina em outra localidade.

É importante lembrar que ambas as propriedades devem estar na mesma titularidade (CPF ou CNPJ) e na área de concessão da mesma distribuidora.

Geração compartilhada

A geração compartilhada, como o próprio nome já diz, permite que dois ou mais consumidores se unam para a instalação de um sistema único e dividam os créditos gerados pela unidade.

Nessa modalidade, é preciso que a usina seja instalada em um local diferente de onde residem os colaboradores e que todos estejam dentro da área de concessão da mesma distribuidora de eletricidade.

Empreendimento com múltiplas unidades consumidoras

Essa forma de geração permite que condomínios e empreendimentos residenciais se unam para a instalação de um sistema central de distribuição de energia.

Essa eletricidade pode ser voltada para atendimento de áreas comuns, assim como apartamentos ou casas.

Payback da energia solar na Bahia

O investimento em placas solares sempre retorna para o bolso do consumidor e o tempo de retorno desse investimento é chamado de payback do sistema.

Esse período pode variar bastante dependendo do estado em que for instalado. Porém, não se preocupe! Caso sua residência esteja no estado da Bahia, o valor investido retorna para o seu bolso em até 4 anos.

Para indústrias e grandes empreendimentos, esse período pode ser maior, chegando aos 6 anos.

Mas lembre-se: as placas, se forem bem cuidadas, operam com 100% de eficiência por mais de 25 anos. Assim, esse é claramente um investimento lucrativo!

Adquira já seu sistema fotovoltaico

Não se preocupe! A energia solar fotovoltaica sempre valerá a pena, independente se esta for instalada em uma residência ou empresa.

Se deseja entender melhor sobre o tema, acesse nosso blog! Ele contém inúmeros artigos a respeito da energia solar.

Caso tenha interesse em adquirir uma usina solar e deseja saber de quanto deverá ser o seu investimento, a SolarChio - maior empresa de soluções em energia solar do estado da Bahia - preparou a ferramenta perfeita para você!

Clicando aqui, será possível analisar suas necessidades e obter o orçamento ideal! 

Descubra agora quanto custará para começar a aproveitar as vantagens dessa tecnologia tão promissora!