Em meio a um mercado tão competitivo, muitas empresas lutam para se destacar. Para isso, é preciso executar as melhores estratégias, procurando conquistar ainda mais clientes!
Assim, percebe-se como instituições ou marcas que possuem uma boa imagem frente aos consumidores, são capazes de conquistar a confiança de clientes e fidelizá-los.
Adotar uma imagem para uma empresa relacionada à sustentabilidade, demonstrando como seus produtos ou serviços são considerados verdes, naturais e “amigos do meio ambiente”, tem se tornado uma excelente estratégia.
Com isso, o marketing verde tem sido cada vez mais utilizado por grandes instituições!
Acompanhe este artigo, para entender mais sobre esse excelente método que ajudará a destacar o seu negócio em meio a concorrência.
O que é o marketing verde?
Essa forte estratégia de marketing utiliza do apelo ambiental para ajudar na construção da imagem de uma empresa, a fim de criar uma conexão com seus clientes.
Dessa forma, o marketing verde busca divulgar como a postura geral de determinada instituição, seus serviços e produtos tem gerado benefícios ao meio ambiente.
Marcas que apostam no marketing verde atuam com consciência ambiental e possuem uma grande responsabilidade frente ao ecossistema.
Para isso, devem ser realizadas medidas que permitam o desenvolvimento sustentável, que protejam os recursos naturais e que ajudem a informar as pessoas sobre a importância de se considerar a questão ambiental no momento do consumo.
Como surgiu o marketing verde?
A partir de 1960, o entendimento de que os recursos naturais poderiam vir a se esgotar ganhou força, o que gerou grandes preocupações nos países de todo o mundo.
Com isso, uma forte mudança na sociedade passou a ser impulsionada, permitindo o desenvolvimento de uma certa consciência ambiental.
Nos anos 1990, a preocupação com o ecossistema se tornou ainda mais forte, o que refletiu no perfil do consumidor, que, a partir de então, tem se preocupado cada vez mais com os impactos causados pelos serviços e produtos que faz uso.
Para atender a essas exigências, muitas empresas norte-americanas e europeias passaram a reconhecer sua responsabilidade perante a preservação do meio ambiente, investindo, assim, em ações de marketing verde.
No Brasil, essa tendência se instalou por meio das multinacionais e, hoje, é de extrema importância a adoção das estratégias de ecomarketing para que uma empresa consiga se destacar no mercado.
Marketing verde vs Greenwashing
Greenwashing pode ser traduzido como “lavagem verde” e se refere à venda de uma imagem sustentável e eco-friendly por parte de uma empresa que, na verdade, não pratica nenhuma ação a favor do meio ambiente.
Ou seja, o greenwashing pode ser considerado uma forma de propaganda enganosa, que busca ludibriar o cliente, fazendo-o achar que está consumindo uma marca que colabora com o ecossistema.
Vale lembrar que apostar nesse tipo de estratégia pode ser extremamente perigoso.
Atualmente, há diversas formas de comprovar se a atuação de uma instituição está de acordo ou não com o marketing verde. Caso constatado o greenwashing, a empresa poderá ter sua imagem manchada para sempre.
Confira abaixo as principais atitudes enganosas realizadas pelas empresas:
- Divulgar informações falsas, que indicam a prática de ações sustentáveis;
- Ocultar os impactos ambientais causados pelos produtos ou serviços oferecidos;
- Utilizar de dados incorretos nas embalagens dos produtos, que não possuam referência ou provas;
- Usar certificados e selos ambientais falsos.
Princípios do marketing verde
Para evitar que uma empresa realize greenwashing, foram determinados 4 princípios que devem ser seguidos por uma instituição para que esta esteja de acordo com o marketing verde.
Esses princípios são:
- Ser ecologicamente correto;
- Ser culturalmente aceito;
- Ser justo socialmente;
- Tomar ações economicamente viáveis.
Dessa forma, percebe-se que a instituição deve, além de possuir responsabilidade ambiental, praticar ações que também colaborem nos âmbitos social, econômico e cultural.
Ao colocar em prática todos esses aspectos, a empresa conseguirá fidelizar clientes que apoiam as causas em questão, permitindo a ampliação da sua base de consumidores!
Como implementar o marketing verde na minha empresa?
Ao adotar as estratégias de marketing verde, saiba que uma série de mudanças devem ser realizadas dentro de sua empresa.
Isso significa que novas práticas, hábitos e até mesmo a postura dos funcionários deverão sofrer modificações, a fim de contribuir para a criação de um modelo de negócio eco-friendly.
Portanto, é necessário a realização de um diagnóstico ambiental, a fim de revisar os processos adotados pela organização, o que está ou não de acordo com o marketing verde e o que deve ser melhorado.
Dessa forma, será possível elaborar planos de ação efetivos, que provoquem mudanças na empresa, a tornando cada vez mais sustentável.
Assim, todas as novas ações da instituição devem estar voltadas para a redução de impactos ambientais, visando a preservação do ecossistema.
Separamos para você 10 dicas de atitudes que podem ser realizadas na sua firma! Confira:
- Invista em reciclagem;
- Elimine o uso de produtos poluentes;
- Descarte o lixo da produção de maneira correta;
- Reduza o uso de materiais não-biodegradáveis;
- Busque aumentar a durabilidade de seus produtos;
- Interrompa os testes em animais, caso realize;
- Tenha cuidado ao escolher seus fornecedores – opte por aqueles que apoiem a causa ambiental;
- Aposte na economia colaborativa;
- Reduza o consumo de água;
- Invista em energia renovável – o uso de placas solares é uma excelente solução;
- Divulgue informações sobre a importância da causa ambiental!
Lembre-se: é extremamente importante que o dono e os funcionários de alto escalão de uma empresa realmente se importem com a causa ambiental e estejam dispostos a aceitar todas as medidas que contribuirão para o bem da natureza.
Após a incorporação desses valores, é preciso repassá-los a todos os demais funcionários, fazendo-os apoiar as novas mudanças.
Assim, uma vez realizada a transformação das atividades da empresa, o próximo passo será divulgar a nova concepção da organização para os seus consumidores.
A equipe de marketing, portanto, terá um papel importante em utilizar do apelo ambiental para conquistar novos clientes e agregar valor à marca.
Vantagens do marketing verde
Além de contribuir para o ecossistema, adotar as estratégias de marketing verde podem destacar o seu negócio entre a concorrência, conquistando clientes que também acreditam na importância de se preservar o meio ambiente.
Dentre tantos benefícios, o marketing verde também permite:
- Melhora da imagem da empresa;
- Redução de custos (ao realizar um melhor aproveitamento das matérias primas, evitando desperdícios);
- Criação de um diferencial competitivo;
- Fidelização de clientes;
- Aumento dos lucros.
Afinal, só há vantagens em realizar o marketing verde!
Marketing verde: Cases de sucesso
Como mencionamos, o marketing verde tem se tornado uma estratégia cada vez mais popular e apresenta resultados incríveis para as empresas que o adota.
A seguir, veja como alguns famosos empreendimentos aplicam esse método na prática.
Walmart
A loja de departamento aposta em diversas medidas de marketing verde. Entre elas, está a criação, juntamente a seus fornecedores, de uma linha somente de “produtos verdes”.
Além disso, a organização busca divulgar os produtos sustentáveis vendidos também por outras empresas, visando estimular toda a cadeira produtiva para a adoção de atitudes mais sustentáveis.
Por fim, também pode-se observar como o Walmart incentiva a redução do consumo de sacolas plásticas, apoiando campanhas como “Saco é um saco” do Ministério do Meio Ambiente.
Nike
A marca, analisando os grandes impactados ambientais causados pelas indústrias têxteis ao redor do mundo, apostou na confecção de designs inovadores e sustentáveis ao utilizar de materiais biodegradáveis e reciclados.
Como estratégia de marketing verde, a Nike também desenvolveu o aplicativo Making App, com o intuito de divulgar informações a respeito dessa nova maneira de confeccionar roupas, buscando incentivar designers a trabalharem com materiais ecológicos.
Natura
A Natura é uma grande referência de marketing verde no mercado brasileiro, colaborando com inúmeras ações sustentáveis.
Dentre elas, podemos citar a utilização de embalagens de papel reciclado em seus produtos e a criação de projetos que visam a preservação da Floresta Amazônica.
A empresa também não testa em animais e se comprometeu a reduzir sua emissão de carbono.
Assim, uma das mudanças a serem realizadas é o uso de carros elétricos para fazer parte das operações logísticas.
Além disso, em 2020, a Natura investiu pesado em energia solar, recebendo a maior instalação de painéis solares do mundo, com 1.580 placas. Desse modo, a empresa conseguirá evitar a emissão anual de 37 toneladas de CO2.
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Uma das fortes estratégias apresentadas no marketing verde é o investimento em energias renováveis, evidenciando para o público os benefícios que a utilização de fontes alternativas podem proporcionar.
Dessa forma, inúmeras empresas têm apostado na energia solar, adequando usinas fotovoltaicas em seus locais de produção, reduzindo, assim, a emissão de CO2 e também o valor gasto com a conta de luz, uma vez que passam a produzir a própria energia.
Caso tenha interesse em saber mais sobre o assunto, acesso nosso blog. Ele contém inúmeros artigos a respeito da energia solar.
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